sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

12 filmes para ver antes do mundo acabar: #3 - Sonho de Verão (1990).


ESTELIONATO, SEQUESTRO, FURTO DE VEÍCULO, CORRUPÇÃO DE MENORES, ESCUTA ILEGAL, CONSTRANGIMENTO PÚBLICO, CHANTAGEM, CONSPIRAÇÃO, TRAIÇÃO dentre otas coisas. Non, non é mais uno filme do Padrino, mas sim otro filme do SÉRGIO MALLANDRO com as bençãos da XUXA PRODUÇÕES e voltado para o público INFANTO-JUVENIL. TUDO ERRADO!

O conceito de filme infanto-juvenil no começo dos anni 90 era meio diferente do de hoje. Quem leu o texto sobre "Uma Escola Atrapalhada" deve ter una idéia de como é esse "Sonho de Verão" em que Sérgio Mallandro engana todo mundo e leva um bando de adolescentes para a casa de uno desconhecido sem aviso e corrompe todo mundo.

É tanta cosa errada que fica difícil enumerar. Sérgio Mallandro é Léo, uno sujeito tão mentiroso que nem sua namorada Jam (Andréa Veiga) dá uno tostão nele. Surpreendentemente há uno taxista que confia tanto nele que deixa seu carro na mão do Mallandro, pois sua mulher vai parir e tem una corrida urgente para fazer e combina de os dois racharem a grana. O ragazzo nem se preocupa em perguntar se o Sérgio tem carteira de motorista (nem a licença para dirigir táxi tem). Já tá errado.


Durante a corrida, Mallandro escuta a conversa alheia (otra cosa errada) e descobre que o casal que transporta perdeu una filha e a otra está muito deprimida e non sai de casa. Chegando no aeroporto, por coincidência estão os pais da namorada de uno amicco de Mallandro (Bianca Rinaldi de "A Escrava Isaura" da Record), que non aceitam o namoro e querem mandar as duas filhas para una colônia de férias. E o Mallandro ouve a conversa de todo mundo nessa história.


Mallandro então diz para o amicco e para Zé Ricardo (que tinha una banda chamada Yahoo antes disso ser nome de provedor de internet) para convencerem o motorista do ônibus da colônia a lhe darem una carona até Angra para que depois eles desembarcassem com a namorada do amicco. E o motorista Jesus (David Pinheiro, o Sambarilove de "Escolinha do Professor Raimundo") aceita levar desconhecidos em seu ônibus. mais cosa errada.


Enquanto isso, Mallandro finge ser sobrinho do casal que transportou no táxi, engana o mordomo e a governanta da casa (Fafy Siqueira), se instala lá e ainda chama a namorada pra ir para lá, sem autorização dos donos da casa. E a folgada ainda chama o restante da banda Yahoo.



Non bastasse isso, durante uno momento de distração do motorista, Letícia Spiller SEQUESTRA o ônibus e ainda derruba o coitado do Sambarilove na beira da estrada (non sei como alguém cai do ônibus e non se machuca, mas va bene). Non se sabe como, porque non lembro do Sérgio ensinar o caminho para ninguém, fora a Jam, o ônibus foi parar na mansão dos "tios" do Mallandro. Vale lembrar  que o roteiro desse filme foi escrito a toque de caixa em apenas UNA semana.



Chegando lá, Mallandro resolve fingir que a mansão é a tal colônia de férias, ligar para a colônia de férias "verdadeira" cancelando a estadia dos adolescentes (no caso, as paquitas e os paquitos) e manda todo mundo para a piscina incentivando a promiscuidade entre os ragazzos e as ragazzas recém chegados, lembrando que lá já há una menor de idade (a bambina depressiva e muda, na verdade Juliana Baroni, que fez o papel da D. Marisa em "Lula, o filho do Brasil") exposta, talvez pela primeira vez, a tudo isso.

Lula, quem é Rosemary?
"Ah que exagero! Estão todos de roupa de banho!", "Deixa de ser moralista!" Ah é! Pois bem, quando todo mundo faz una visita à praia, uno dos paquitos está de fora do grupo, porque non trouxe sunga. Eis que Mallandro tira una sunga de dentro de seu calção (NOTA: você usaria una sunga que estava dentro do calção do Sergio Mallandro?).



Os otros paquitos fazem una "cabaninha" para o ragazzo poder se trocar, mas a toalha cai bem na frente de três paquitas (una delas Letícia Spiller, a ladra de ônibus). Durmam com essa!


Cara de quem nunca viu
Quanto ao casal proibido, mesmo se escondendo atrás das pedras são surpreendidos pela irmã caçula da Bianca Rinaldi, que ameaça contar tudo para o papá. Em troca do seu silêncio ela ganha vestido, sapato, todo tipo de roupa. Podia trabalhar com o Padrino essa bambina.


Além disso o pobre paquito tem que lidar com a talariquisse de Cláudio Heinrich (também na Record), que mesmo sabendo que a Bianca é sua namorada dá em cima da bambina descaradamente, mesmo tendo a Letícia Spiller no seu pé. Tá tudo errado aí!



E o maus exemplos abundam nesse filme. Na hora do jantar, alguém afana o peru (o animal peru, morto e assado. Acaba o filme e você non sabe quem furtou o bicho). Em vez de resolverem o caso, Mallandro, as paquitas e os paquitos resolvem fazer una guerra de comida QUE NON ESTAVA NO SCRIPT. Em uno país que as pessoas non tem o que comer esses inconsequentes reolvem desperdiçar comida. Que exemplo! Talvez Sérgio Mallando tenha se inspirado no baderneiro Blutarsky de "Animal House"


Mas o pior ainda estava por vir. Mallandro resolve apitar uno jogo de futebol entre paquitos e paquitas. Para completar uno dos times ele convoca uno PERNETA (imagina se alguém deixaria filmar isso hoje em dia)  E O RAGAZZO FAZ GOL NA LETÍCIA SPILLER.

Non acredita? Veja o vídeo. E tente adivinhar em que time a irmã da Marlene Mattos joga:


Non contente em enganar as pessoas que estão na casa, Mallandro resolve enganar gente de fora. Ronaldo Pinto (Oswaldo Loureiro, o delegado mais burro do Rio de Janeiro em "Beijo no Asfalto") tem una procuração do dono da casa para poder vendê-la e diz a Mallandro que já vai trazer uno casal amanhã mesmo para conhecê-la. Mallandro inventa que a mansão non está a venda e expulsa o signore de lá, que non satisfeito resolve espionar a casa. Non é só o Mallandro que faz coisa errada nesse filme


No dia seguinte ele coloca una escuta na casa durante una apresentação musical do Yahoo (aliás, o filme todo é una desculpa para apresentações musicais e merchandising da Garoto e da Knorr), mas seu plano non dá certo e ele é fuzilado com tiros de paintball por toda a turma. Clara incitação a violência.



Durante una apresentação de lambada, cantada pela irmã da Marlene Mattos e tocada pelo Yahoo (NOTA: Os caras não eram roqueiros? Non faziam cover do Def Leppard?), uno paquito dança com duas meninas ao mesmo tempo, duas meninas dançam una com a otra, una paquita joga fora a bombinha de asma do paquito bunda de fora e o Cláudio Heinrich beija a namorada do colega dele, mas se arrepende depois de tomar uno esporro da Letícia Spiller.


Mas como todo malandro uno dia se estrepa, non demorou para o nosso tropeçar também. Fafy Siqueira descobre a sua farsa e se aproveita disso para humilhá-lo e para agarrá-lo também quando a Andréa Veiga tá longe (ela já tentou fazer isso com o "Rei Davi da Record" em "Uma Escola Atrapalhada"). Depois a donna consegue encontrar o Seu Pinto e o Jesus e os três conspiram para desmascarar o mestre do glu-glu.


Numa tacada só aparecem os donos da casa, os pais dos paquitos e paquitas, os caras da colônia de férias , a polizia e o Pinto, todos unidos para ferrar o Mallandro. Só que o filme é tão errado que apenas   com meia dúzia de "solta, solta" dos paquitos e paquitas, a polizia desiste de prendê-lo. Com una polizia frouxa dessas os Corleonnes deitariam e rolariam, ecco!




Para non dizer que só há cosa ruim nesse filme, aponto duas cosas boas: Primeiro repare no filme que Andréa Veiga e Mallandro estão assistindo no cinema particular da mansão.


Uno filme em preto e branco, mudo (parece que os dois estão fazendo as vozes ali na hora) e fora de sua época? Isso non é "O Artista" que ganhou Oscar e tudo mais? Ora essa, o Mallandro teve a mesma idéia uns 20 anos antes e a gente vai e taca pedra nele! Mallandro é uno gênio incompreendido (a Cia Kómus de Comédia teve a mesma idéia antes também)

Real Men of Genius 
Otra idéia brilhante de Mallandro: quando ele tenta fugir da casa é surpreendido pelo Caminhão do Faustão, pois tinha mandado una carta e dado o endereço da mansão. Presta atenção no que o Faustão lhe fala:


"Eu vou fazer um filme, preciso de um cara como você, você leva jeito." Ora se isso non é uno teaser de "Inspetor Faustão e o Mallandro" MUITO TEMPO ANTES DA PIXAR COMEÇAR A COLOCAR ELEMENTOS DE UNO FILME NO FILME ANTERIOR, NON SENDO SEQUELS OU PREQUELS. Me diga onde você viu algo assim antes no cinema internacional (diga mesmo, porque eu non lembro). Mallandro é uno visionário.

Cadê que o Gene Wilder e o Richard Pryor faziam isso?
Pensando bem, antes esses filmes disvirtuados passando na Sessão da Tarde do que bobagens supremas como "Super Controle Remoto". Talvez os pré-adolescentes de hoje tenham otra reação vendo esse filme, pois como disse uno herói de quadrinhos "Essa juventude de hoje está muito mudada"

O filme está na integra no You Tube.

Cotação:

4,5/10 cabeças de cavalo - Melhor passar o verão na Praia Grande

Fontes:
http://super.abril.com.br/galerias-fotos/encontre-35-referencias-escondidas-easter-eggs-filmes-pixar-701674.shtml#34
http://bloggerxuper.blogspot.com.br/2010/01/sonho-de-verao-trilha-sonora.html
http://www.bcc.org.br/fotos/filtro?page=844
http://www.ciakomus.blogspot.com.br/2012/03/12-filmes-para-ver-antes-do-mundo.html

Outros filmes para ver antes do mundo acabar:

#12 Cinderela Baiana
              
 #11 Uma Escola Atrapalhada 

#10 Kung Fu Contra as Bonecas








Nenhum comentário:

Postar um comentário