quinta-feira, 18 de abril de 2013

(1985)”Invasion U.S.A.” : Quando as bombas não eram de panela de pressão




Terrorismo sempre foi um bom mote para o cinema norte-americano, mesmo antes do 11 de setembro. A diferença é que os filmes feitos pós Bin Laden são considerados mais “sérios”, sendo que dois dirigidos pela mesma diretora foram indicado ao Oscar (“Guerra ao Terror” e “A Hora Mais Escura” de Kathrym Bigelow). Nos anos 80, esses filmes eram menos pretensiosos, mais inconseqüentes e por isso mais engraçados (involuntariamente na maioria das vezes). Esse é o caso de “Invasão U.S.A.”, que junto com “Comando Delta I e II”, “Os bons vestem negro” e a trilogia “Braddock” são certamente os maiores incentivadores dos chamados “Chuck Norris Facts”, que é o termo campeão nas buscas que vão dar neste blog (o segundo é “Ace Ventura” e seus derivados). E como esse blog precisa de mais audiência, vamos apelar (É DISSO QUE O MEU POVO GOSTA!)


Matt Hunter, personagem interpretado por Chuck Norris nesse filme, é certamente a mais perfeita encarnação dos “Chuck Norris Facts”. Os “Testes de Macho” do Facebook são coisa de fresco para ele. O ragazzo é tão macho que mora sozinho no meio do pântano, caçando jacarés e comendo churrasco de sapo no café da manhã. Na verdade Chuck Norris non caça os bichos. Ele os deixa tirar no palitinho quem é que vai escapar dele no dia.





Para encarar uno herói tão viril, o vilão precisa ser uno grande farabutto sem coração. Nesse caso, Mikhail Rostov, o russo interpretado por Richard Lynch, se encaixa no perfil. Logo na primeira cena ele mostra a que veio: Uno barco cheio de refugiados cubanos avista uno barco da Marinha Americana, na verdade uno falso barco, com Rostov vestido de capitão, que a princípio oferece abrigo aos imigrantes, mas antes que o primeiro cubano ponha o pé na embarcação todos são metralhados pelos falsos marinheiros (incluindo os bambini)


Em outro momento ele vai negociar com uno traficante de cocaína, interpretado pelo feioso Billy Drago, eterno vilão de filmes B de ação. A negociação toma uno rumo inesperado e Rostov dá uno novo sentido para a expressão “torrar o saco”.


Mas mesmo uno vilão tão desgraçado quanto esse, tem pesadelos recorrentes com Chuck Norris. Uma vez Chuck teve a oportunidade de acabar com a raça dele, mas o governo non deixou e Rostov sabe que non será perdoado novamente. Por isso ele resolve se livrar de Matt Hunter antes que o contratem para atrapalhar seus planos.






Ele chega tarde, pois o governo já havia procurado Matt, mas ele se recusa a ajudar, ainda bronqueado por non terem-no deixado acabar com a raça de Rostov quando teve a oportunidade. Quando o grupo do russo chega ao pântano de Matt, tenta surpreendê-lo com uno tiro de bazuca no seu barraco, mas seu amigo índio-véio companheiro de caça de jacarés consegue avisá-lo a tempo e ele pula para fora de casa, mas seu amigo non tem a mesma sorte e acaba morto pelos terroristas. Agora o negócio ficou pessoal. Ninguém mata uno amigo de Chuck Norris e vive para contar história.






Acreditando que Matt foi morto durante o atentado, Rostov põe em prática o seu plano que é o de espalhar o caos pelas cidades americanas. Em uno subúrbio branco típico de filme americano, em que os vizinhos enfeitam as casas para o Natal, Rostov e uno comparsa simplesmente saem explodindo as casas com suas bazucas.


Em uma vizinhança latina em Miami, o plano é mais audacioso. Os terroristas se vestem de policiais e saem atirando a esmo, tomando o cuidado de deixar algunas pessoas vivas. Depois que eles saem e aparece “a polícia de verdade”, ela é recebida com paus e pedras pelos sobreviventes da chacina.









O próximo alvo dos terroristas é uno shopping center, que por ocasião do Natal, está abarrotado de gente. Uno terrorista, vestido como uno cidadão comum americano chega ao meio do shopping e “esquece” una sacola de compras cheia de explosivos. Ainda bem que hoje em dia ninguém faz nada parecidOH WAIT!

Mas antes, aprendam como deve ser uno interrogatório:


O plano dos russos é frustrado, pois Chuck Norris, suas submetralhadoras e sua picape chegam a tempo para frustrar os planos dos terroristas e enchê-los de chumbo. Lembrando que Chuck Norris non destrói o shopping: as estruturas do local é que se abalam sozinhas com a sua simples presença.


Non seria exagero dizer que "Invasion U.S.A." é uno desenho animado com atores reais. Lembra no desenho do Papa-Léguas quando o Coyote armava una bomba para deter o pássaro, a bomba não detonava quando devia e depois explode na cara dele? E se eu dissesse que há uno momento parecido nesse filme? Os terroristas tentam explodir una mala com explosivos na porta de una igreja, mas o negócio falha. Adivinha quem aparece atrás dos caras com a maleta deles na mão?









Otro momento "Looney Tunes" do filme é quando os terroristas "grudam" una bomba-relógio na lateral de uno ÔNIBUS-ESCOLAR e Chuck Norris com sua picape consegue pegar o artefato e grudar no carro dos vilões. Hilário!









O mais impressionante desse filme também é a capacidade dos terroristas de se infiltraem na polícia e também no exército americano. Da primeira vez que os terroristas de uniforme camuflado conseguem cercar Chuck, acabam levando a pior e uno deles entrega informações importantes sobre Rostov. Aliás Chuck Norris non força ninguém a falar nada. As pessoas é que perdem a fala diante do mestre e ele as ajuda a recuperar.
















Da otra vez, eles tentam metralhar uno grupo de pessoas descontentes com o racionamento de alimentos (o governo americano decreta estado de sítio, o exército ocupa as ruas e os suprimentos são racionados), mas são impedidos por Chuck Norris, que aparece exatamente na hora certa e non tem receio de colocar a vida de uno refém em risco. Na verdade, Chuck Norris non aparece em cima da hora. Ele altera a rotação do planeta para sempre estar na hora certa no lugar certo.


Mas o melhor vem por último: O governo anuncia que Chuck Norris está sob custódia em uno prédio. Os terroristas invadem o prédio para encontrá-lo, mas ele non está em lugar nenhum. Quando percebem que caíram em una armadilha, tentam sair de lá, mas são cercados por tanques de guerra, jipes e helicópteros em una quantidade que faria inveja ao "Tio Sam" do episódio do Pica Pau em que ele é sequestrado pelo Capitão Blah 


Aí sim, Chuck Norris entra no prédio e manda uno monte de terroristas conhecer o Satanás mais cedo. Até quando acaba a munição dele ele dá um jeito de matar uno ragazzo atirando una FACA no sujeito. Na verdade a faca é que pediu para ser atirada por Chuck Norris.




E esse grande desenho animado que é "Invasion U.S.A." se encerra com uno DUELO DE BAZUCAS entre Rostov e Matt Hunter. Tem como non amar?


Infelizmente, os filmes de hoje sobre terrorismo estão "sérios demais". Nem os filmes da série "Mercenários" são suficientes para resgatar a inconsequencia dos anni 80. Só resta rezar para que ao menos alguno estúdio de animação, com todos os recursos que a animação proporciona, resolva criar alguna coisa tão violenta e descerebrada como esse filme.

Una análise mais aprofundada você pode ler aqui.


Invasion USA (1985, EUA)
Direção: Joseph Zito
Elenco: Chuck Norris, Richard Lynch, Melissa Prophet,
Alexander Zale, Alex Colon, Eddie Jones, Jon DeVries,
James O'Sullivan e Billy Drago.

Cotação

8/10 cabeças de cavalo - melhor que desativar bombas no Oriente Médio. 

Fontes:






3 comentários:

  1. Mano, tenho que te cumprimentar, acho que esta resenha foi melhor do que a do Filme Pra Doidos (que também é hilária, diga-se de passagem)! Por favor, faça uma resenha dos filmes Amanhecer VIolento (remake e o original)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dia que passa, minha lista de espera fica cada vez maior. Em Agosto, eu resenho (a gosto de Dio hahahahaha)

      Excluir
    2. A bem da verdade, devo dizer que escrevi este comentário antes de ler o seu texto sobre os filmes de terrorista. Então, não se sinta obrigado!

      Excluir