quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

(2014)"Robocop" - metade máquina, metade homem, mas sem alma



Conforme eu escrevi no último e no penúltimo post, há remakes e remakes. Há aqueles que apesar de reaproveitarem material, conseguem ser bastante originais. E há aqueles que são medíocres e apenas "atualizam" os efeitos especiais e os figurinos. Infelizmente, este "Robocop" de José Padilha parece seguir por este segundo caminho.

Quem ler o texto sobre remakes bons perceberá que, além de a maioria deles serem dirigidos por diretores consagrados, também são filmes do século passado, pré-ano 2001 e isso diz muito sobre essa nova versão da obra de Paul Verhoeven.

UM TANTO QUANTO... MÁÁÁÁÁSCULOOO!!!
José Padilha é uno diretor consagrado? Aqui no Brasil, sim, afinal ele dirigiu "Ônibus174" e os dois "Tropa de Elite", mas em Hollywood é seu primeiro trabalho, portanto ele está suscetível a todas as pressões do estúdio e dos produtores. Quem acompanhou as notícias sobre o filme, sabe que há muito tempo vazou o conteúdo de una conversa entre Padilha e Fernando Meirelles em que o primeiro diz estar passando pela pior experiência de sua carreira e que de cada 10 ideias que ele apresentava, 9 eram recusadas. Após este vazamento, Padilha logo se apressou em afirmar que tutti estava bene e que ele tinha liberdade para fazer o filme do jeito que quisesse.

MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA!
Mas non é o que afirma o imdb. Segundo o site, tanto o diretor quanto o ator principal Joel Kinnaman lutaram muito para que o filme tivesse una classificação maior, mas o estúdio investiu muito na obra e non queria se arriscar a ter uno público menor e non lucrar. Basta ver que "Dredd"(inspirado no personagem de HQ e que já tinha gerado uno péssimo filme com Stallone), que tinha classificação R (Restricted), e que muita gente aponta como sendo uno filme com muito mais cara de "Robocop" do que o remake, non foi bem na bilheteria. No entanto a estratégia (em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie, em inglês strategy, Em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia...) non parece ter dado certo no mercado doméstico, pois nos EUA, "Robocop" ficou em 3° na sua semana de estreia, perdendo até para o filme da LEGO.

VEJA MENTE!
Quanto à época do filme, pode parecer nostálgico afirmar que no século XX se faziam remakes melhores que hoje em dia, mas é verdade. É como comparar o futebol moderno e compacto de una equipe italiana atual com o futebol-arte do Santos de Pelé. O que uno tem de tecnologia e organização a seu favor, o otro tem de criatividade.

CADA CACHORRO QUE LAMBA SUA CACETA!
Exemplo, veja as cenas de ação do trailer da versão de 2014:


Muito bem feitas, né? Tecnicamente perfeitas. Agora veja esta cena de tiroteio na versão original:


Viram? Viram a parte em que uno dos bandidos acaba matando acidentalmente o comparsa com sua metralhadora? É disso que eu estou falando! Desse tipo de sacada, entenderam?


Para non dizer que non há nada de bom no nuovo filme, há algunas cosas memoráveis, como por exemplo: o fato de o Robocop ser construído na China, a cena do treinanento dele, a prisão de uno criminoso foragido no meio de uno evento popular, o confronto com vários ED-209s e una cena em particular que, para mim, sintetiza o filme. (POSSÍVEL SPOILER, PULE UM PARÁGRAFO)


Nesta cena, Robocop é desmontado EXATAMENTE da mesma forma que o Tony Stark tira a armadura nos filmes da franquia "Iron Man" e nós vemos o que sobrou do corpo original de Alex Murphy: além de sua mão direita (que tem papel importante no confronto final com o vilão, em una sequência que deixa a desejar comparada com o filme original), a cabeça, o coração e o sistema respiratório. Tem tudo o que é essencial à sua vida, menos a alma. Alma que falta ao filme.


Alma nesse caso quer dizer empatia. Justo em uno filme em que se decidiu mostrar o ciborgue próximo da sua família, que era apartada dele na franquia original, ele non nos cativa. Non só ele: nonninguno personagem carismático, nem a imitação do personagem de André Mattos em "Tropa de Elite 2" feita pelo Samuel L. Jackson, nem o cientista gente boa, criador do Robocop, interpretado por Gary Oldman, nem o Michael Keaton imitando Steve Jobs e nem O Lewis (agora é uno homem), parceiro de Murphy e Robocop. Para você ter una ideia, o Sistema Operacional de "Ela" tem mais alma que qualquer personagem desse filme. ALIÁS VOCÊS LEMBRAM QUE, NA SÉRIE DE TV, ROBOCOP ERA "APAIXONADO" POR UNA "FANTASMA" QUE SE INCORPORAVA A UNO SISTEMA OPERACIONAL?

CORTA PRA MIM! CADÊ O PERCIVAL?

Aliás, desafio alguém que viu esse remake a me apontar quem é o vilão do filme. Non dá para saber quem é, pois a história non é bem contada.

NÃO VAI SUBIR NINGUÉM! NÃO VAI SUBIR NINGUÉM!
A propósito, fico muito triste em saber que o ator Kurtwood Smith, que fazia o papel de Clarence Boddicker, vilão do filme original está em estado de demência mental:



Quem assistiu o filme original, deve se lembrar que tanto a sequência da execução de Murphy, quanto aquela em que tentam salvar sua vida no hospital são extremamente dramáticas (non só pela violência, mas pelo suspense envolvido na cena). No remake, tanto o atentado (o policial non é morto em ação nesta versão), quanto o pós-atentado são cenas que se passam de forma tão rápida, que non consegue impactar.


No final das contas, "Robocop" deixa de ser uno filme icônico para se tornar uno filme genérico de super-herói. Por esse motivo, ganha importância primordial a cena à la "Iron Man", que nada mais é que una retribuição, pois o primeiro filme de Tony Stark tem uno quê do primeiro Robocop e o segundo em "Robocop 2" (e o terceiro decepcionou muita gente, igual "Robocop 3"), e o diretor de "Iron Man 3", Shane Black, fez una ponta em "Robocop 3", na cena em que uno ladrão, muito burro, vai assaltar una lanchonete frequentada por policiais


Shane Black (sem bigode e com a boca torta), faz una ponta como o oficial Donnelly
VÊ SE ESSE LADRÃO BURRO NON É A CARA DO PADILHA!



Infelizmente, o remake dará lucro, non por ser bom, mas por que muita gente vai ver de curioso, ou para poder criticar depois. Portanto, se você non tiver muito interesse em ver esse remake, nem vá ao cinema. Se você non se aguenta e quer ver com seus próprios olhos, dê uno jeito de ver sem ter que dar dinheiro para o estúdio (NON DIGO MAIS NADA. ESSE BLOG NON INCENTIVA O DOWNLOAD ILEGAL)

ESSA PICA NÃO É MAIS MINHA! ESSA PICA É DO PADILHA
Minha esperança é que a versão em DVD e Blu-ray seja mais "hardcore" e tenha algunas cenas deletadas e extendidas, como aconteceu com o Robocop 1 e o 2 (algunas deste último até então  por muito tempo desconhecidas). A propósito, Frank Miller, cujo argumento para as duas sequências foi seriamente tesourado, faz una ponta no segundo filme como uno químico a serviço do vilão Cain (Tom Noonan, o Ripper de "O Último Grande Herói" e esteve presente em dois excelentes filmes "Fogo contra Fogo" e "Manhunter").

Inclusive, no filme ele é chamado de Frank
A ideia de se fazer uno remake de una obra tão importante como "Robocop" ouriçou tanta gente que inspirou uno grupo de comediantes a criar o projeto "Our Robocop Remake", cuja cena mais famosa é a versão estendida da cena do tiro no estuprador. (NON VEJA SE VOCÊ É UNA PESSOA QUE SE IMPRESSIONA FÁCIL. ESTOU FALANDO SÉRIO)

Você sabe que uno remake non é bom quando até as paródias do original são melhores como "Robocop Vs. Zombies"


Ou una otra versão da cena com os estupradores (desta vez una versão light, com cosplay)


Ou "Robocop Vs. Terminator" (una ideia que gerou game e versão em HQ)




Ou então a versão "suecada" de "Rebobine, por favor"


Enfim, o que parece é que o filme foi produzido com a mesma mentalidade dos diretores da OCP: fazer uno produto escuro, sombrio, frio e completamente descaracterizado. E lembre-se: É VOCÊ QUE FINANCIA ESSA PORRA DESSA INDÚSTRIA DE REMAKE! NÃO DÊ UM DÓLAR POR ISSO!


Coincidentemente (sem ironia, foi coincidência mesmo), o André Barcinski escreveu algo na mesma direção que eu


Cotação:

6,5/10 cabeças de cavalo: Melhor gravar uno cover de "Robocop Gay".

Fontes:

http://www.naftalina.net/wp-content/uploads/2013/08/robocop.jpg
http://www.ultimatumalasala.com/wp-content/uploads/2012/09/Robocop-6.jpg
http://www.sbwire.com/press-releases/rockhaven-films-produces-rock-solid-robocop-vs-terminator-trailer-388434.htm
http://dejareviewer.com/2011/06/16/iron-man-vs-robocop/
http://dejareviewer.com/2012/04/24/movie-matchups-iron-man-2-vs-robocop-2/
http://i1.wp.com/bailedosenxutos.com/wp-content/uploads/2014/01/20140131-capitao-nascimento-vai-dar-merda.jpg?resize=400,295
http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=162132&st=45
http://www.tribunahoje.com/vgmidia/imagens/124422_ext_arquivo.jpg
http://ano70.com.br/wp-content/uploads/2014/02/robocop-2014-melhores-filmes.jpg
http://tlkabtmovies.files.wordpress.com/2014/02/robocop-2014-poster-2.jpg
http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2014/01/31/article-0-1B19368F00000578-363_634x422.jpg
http://www.88milhas.com.br/wp-content/uploads/2014/02/88milhas_Robocop03.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0TjMVMBg8iYaOdXpeWF4NJHeLFIKR1MSU6JStkjZE1zxmSDLoqeJMuvxgR514LNlti8gfH5kgb7rKnf3T4nTdy98oIhT7hOP7aZZLSFfXS89P1aA0zE_8ivdtqHDfeiA796P7hqPRpkuz/s1600/2014_OffSite_09.jpg
http://www.robocoparchive.com/info/making1-cutscenes.htm
http://www.robocoparchive.com/misc/cut2.htm
http://www.dailymotion.com/video/x615rc_robocop-2-extended-or-deleted-scene_shortfilms
http://robocop.wikia.com/wiki/Diana_Powers



Um comentário: