terça-feira, 26 de março de 2013

Top 12: Crucificações no cinema


Tão certo na Páscoa quanto o ovo de choccolate e o bacalhau é o Cristo crucificado na tela da TV. Se o Franco Zefirelli recebesse 500 mil toda vez que a Record exibisse o seu "Jesus de Nazaré" ele garantiria 1 milhão por ano (metade na Páscoa e metade no Natal). Contudo, para infelicidade de alguns atores, ser crucificado non é exclusividade nem do Robert Powell, nem dos otros atores que fizeram Jesus no cinema. A ideia dessa lista nem é tão original, pois já fizeram una lista de gente crucificada que non era Jesus, neste blog, de onde eu tirei dois exemplos que eu achei os mais escancarados e acrescentei unos da minha memória e otros que lembrei enquanto fazia a pesquisa. Acompanhem:

Schwarzenegger em "Conan, o bárbaro" (1982)


Ok, non é exatamente una crucificação, pois o Conan está preso em una árvore e non em una cruz, e está com os pés separados e non juntos, mas a intenção é a mesma e o impacto visual da cena também. Mais impactante que isso no filme só ver uno baita negão que nem o James Earl Jones andando por aí de chapinha, antes do Lenny Kravitz transformar isso em modinha.
 
"Luke, isso não é peruca!"
Stallone em "Rambo 2 - A missão" (1985)


Também non é exatamente una crucificação, mas sempre a vi como tal. É una cena tão famosa que dispensa maiores explicações. Rambo volta ao Vietnã para resgatar unos ragazzos e acaba sendo eletrocutado pelos russos.


Piper Laurie em "Carrie, a estranha" (1976)


Bastante estilizada e carregada de significados, a mutilação da fanática religiosa de "Carrie" provocada pela telecinesse da própria filha lembra também uno São Sebastião crivado de setas. É uno castigo que muitos gostariam de aplicar tanto em fanáticos religiosos como Silas Malafaia e Marco Feliciano como em imbecis que querem estragar uno clássico do terror FAZENDO UNO MALDITO REMAKE! E PELA SEGUNDA VEZ!

Tem que arrastar para o inferno quem faz remake!
Patricia Arquette em "Stigmata" (1999)


Filme mais recente e que passou no SBT até gastar a fita. É a história de una cabelereira caipirona lá dos EUA chamada Francis, que começa a ganhar uno monte de feridas no corpo bem onde feriram Jesus (mãos, pés, testa...) igual aconteceu com São Francisco de Assis, e o Vaticano resolve mandar uno padre QUE TAVA NO BRASIL, para investigar o caso (não era melhor ter mandado um dermatologista?)

Hanseníase?
Linda Hamilton em "Colheita Maldita" (1984)


A associação Jesus Cristo/Espantalho é até óbvia e já foi feita otras vezes, mas essa talvez seja a mais famosa e significativa. Se non me engano essa cena já foi reproduzida nos otros filmes da série (faz tempo que eu non vejo). Baseada na obra de Stephen King (assim como Carrie), conta a história de una seita só de crianças lá nos cafundó dos EUA que mata todos aqueles que completarem 18 anni. Ah! Esses rednecks...

"Chupa, Terminator! Tá aqui sua Sarah Connor"
Keanu Reeves em "Matrix Revolutions" (2003)


Já vai fazer 10 anni que Neo, tal qual uno Jesus Cristo pós-moderno, se sacrificou para nos salvar, mas parece que foi ontem. A maioria de vocês devem ter visto o filme no cinema, achado maravilhoso, discutido todas as teses envolvendo o filme com a filosofia e a religião para em uno ano esquecerem de tudo. "Revolutions" foi aquele ovo de páscoa lindo por fora, mas que quando você abria tinha unos míseros bombons que você devorou em apenas alguns minutos.

"Não aguento mais esse filme! Acaba logo com isso!"
David Carradine em "Boxcar Bertha" (1972)



Infelizmente non sei muito sobre esse filme. Só sei que é o segundo longa-metragem do Martin Scorsese, que ele se passa na época da depressão americana, que o David Carradine se chama Bill (O Tarantino deve ser filho bastardo do Scorsese, non é possível) é uno sindicalista que é crucificado na lateral de um trem pelos capangas da empresa ferroviária e que a atriz que faz sua parceira Bertha no filme, Barbara Hershey, anos depois faria o papel de Maria Magdalena em uno filme do... Scorsese.



Leonardo Villar em "O Pagador de Promessas"(1962)


Único representante brasileiro na lista é também o mais nobre, pois recebeu Palma de Ouro em Cannes.  A saga de uno pobre homem impedido de entrar na Igreja de Santa Bárbara com una cruz "tão pesada quanto a de Cristo" por ter feito sua promessa em uno terreiro de candomblé (para salvar a vida de uno burro) colocou o cinema brasileiro em posição de destaque mundial graças aos prêmios que ganhou em Cannes e nos festivais de cinema de Cartagena e São Francisco, além da indicação para o OscarTM de Melhor Filme Estrangeiro (perdeu para o francês "Sempre aos domingos"). É uno tapa na cara das autoridades religiosas (em tempos de "papa humilde" e tal...)

"Você fez uma promessa à Iansã e não à Santa Bárbara!" "É a mesma coisa!""NÃO É A MESMA COISA!"

Jean Claude Van Damme em "Cyborg"(1989)

The Passion of Van Damme
Agora sim, una crucificação tradicional, una crucificação moleque, una crucificação toco-y-me-voy. Também una cena que deve estar fresca na memória de vocês, mesmo em se tratando de uno filme com mais de 20 anni de idade, dada o tanto de vezes que passou na TV. Uno filme feito a toque de caixa para reaproveitar cenários de dois filmes da Cannon que non saíram do papel: "Masters of Universe 2" e "Homem-Aranha"(!). Só resta saber quem que iam crucificar originalmente, se o He-Man ou o aracnídeo boa-praça.

Disputando com Schwarzenegger para ver quem faz mais caretas

Cheech Marin em "Machete"(2010)


Além de ser una cena brutal, foi o combustível que faltava para a vingança do personagem do Danny Trejo. Ver o irmão padre pistoleiro, morto e pendurado numa cruz foi demais para a cabeça do velho Machete. Só deu mais motivo para que resolvesse trucidar de vez aqueles americanos pilantras que aprontaram para cima dele.

"Esse que é o sangue de Cristo?"
Kirk Douglas e vários em "Spartacus"(1960)

"Um dia, Michael Douglas, uma doida vai te amarrar assim"
Além de escravo e lider rebelde, Spartacus pode ser chamado de o "Hipster de Roma", pois foi crucificado antes disso virar modinha. Pelo menos unos cem anos antes de Jesus ser crucificado, Crasso (que vivia cometendo cagadas homéricas) mandou crucificar Spartacus e outros 6000 escravos revoltosos ao longo da Via Ápia (antiga estrada romana) no trecho entre Cápua e Roma, para servir de lição a quem pensasse em se revoltar contra o Poder. Só esqueceu de mandar una circular com foto anexa para Jerusalém.

"E da próxima vez, vão se rebelar contra a vó de vocês!"
Monty Python em "A Vida de Brian" (1979)


A crucificação mais óbvia e que todos vocês estavam esperando desde o começo do texto. A prova definitiva de que mesmo una crucificação pode ser engraçada. Quem quiser pode ler uno texto mais detalhado sobre o filme aqui.



Menção honrosa 1: Video clipes

Quando Red Hot Chili Peppers ainda non era una banda tão famosa, resolveram fazer "Catholic School Girls Rule"una música e uno clipe esculhambando os internatos católicos só para mulheres e colocaram o Anthony Kiedis de Jesus Cristo. Que idéia errada!


Menção honrosa 2: Seriados japoneses

Apesar de non ser uno país cristão, o Japão é certamente o mais ocidental dos países do Extremo Oriente e varias cenas de crucificação podem ser vistas em seriados japoneses. A mais famosa deve ser esta dos Ultras, que a Vice tenta explicar.

Non sei nem o que escrever!
Quem quiser ver mais referências cristãs em filmes pode acessar o Hollywood Jesus (perdoem o péssimo layout)

 Feliz Páscoa

Fontes:

http://www.myspace.com/tonymoran/photos/37460929
http://www.jgpalanca.com/movies/stigmata.html
http://leschroniquesducanapeintergalactique.wordpress.com/2012/08/10/matrix-revolutions-jesus-tueur-de-robots/
http://www.vice.com/pt_br/read/por-que-crucificaram-os-ultramen
http://dreamworlds.ru/obzori/filmy/27478-kjerri-film.-1-2-chasti..html
http://terencebowmanblog.blogspot.com.br/2012/04/five-great-movie-crucifixion-scenes.html
http://oakland.8k.com/Archive/archive064.htm
http://www.paperblog.fr/4642801/cyborg/
http://www.joker.si/mn3njalnik_oldy//lofiversion/index.php/t44246.html
http://www.buxmovie.com/movie/?pg_mode=view&idx=4830
http://criterion.diandian.com/post/2011-10-30/6374119
http://twicsy.com/i/bG9xPb
http://omelete.uol.com.br/carrie/cinema/remake-de-carrie-estranha-e-adiado/
http://www.imdb.com/title/tt0319970/
http://www.imdb.com/title/tt0145531/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-22215/fotos/detalhe/?cmediafile=19906562
http://qualquergordotemblog.wordpress.com/2011/04/20/a-paixao-de-brian/
http://hollywoodjesus.com/
http://www.dvdbeaver.com/film2/DVDReviews46/children_of_the_corn_blu-ray.htm
http://supermanfilmwatchdog.forum-motion.ca/t889-the-matrix-trilogy
http://tomshone.blogspot.com.br/2011/04/happy-easter-everybody.html
http://www.ferdyonfilms.com/2007/boxcar-bertha-1971/129/
http://qualquergordotemblog.wordpress.com/2009/04/09/a-ultima-tentacao-de-cristo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário