quinta-feira, 25 de abril de 2013

Top 7: Filmes com terroristas (décadas de 80 e 90)

-->


Semana passada, afetado pelos acontecimentos em Boston escrevi sobre “Invasion USA”, uno filme sobre terrorismo feito à moda antiga, de forma exagerada e descompromissada, muito diferente do que a Katherine Bigelow faz hoje em dia, A lembrança desse filme ativou una parte da minha cabeça em que eu armazeno informações sobre filmes casca grossas dos anni 80 e 90 e por isso eu resolvi fazer essa lista com algunos dos filmes dessas décadas em que os mais fortes e destemidos ragazzos penaram nas mãos de terroristas internacionais. “Duro de Matar” non entra na lista por que é hors concour, mas dois “clones” seus estão aqui. Vamos a eles:




Comando Delta (The Delta Force de Menahen Golan 1987)


Assim como Invasion USA esse filme também é uno dos responsáveis pela mitologia em torno de Chuck Norris e pela criação dos Chuck Norris Facts, É nesse filme que Chuck usa aquela motocicleta que “caga” foguete e que tem unas metralhadoras na frente. Com a Guerra Fria, aos poucos chegando ao fim, era preciso achar novos inimigos e esse filme apontava quem seriam os novos inimigos dos americanos no cinema: os árabes (apesar de que na seqüência, Chuck Norris, assim como fizera James Bond em “License to kill”, entrenta traficantes colombianos). Em “Comando Delta”, uno grupo de terroristas libaneses seqüestrava uno avião 707 e desviava a sua rota para Beirute, mas non contavam com uno grupo de soldados especiais liderados pelo Major Scott McCoy (Chuck Norris) e pelo veterano Coronel Nick Alexander  ( Lee Marvin de “Os Doze Condenados” em sua última participação no cinema).

E se ele quebrasse seu retrovisor? Você reclamaria?
Amanhecer Violento (Red Dawn de John Milius 1984)


Filme muito curioso por ser uno dos primeiros filmes de vários atores que ficariam famosos nos anni 80: Patrick Swayze (Matador de Aluguel), Charlie Sheen (Platoon), C. Thomas Howell (A Morte Pede Carona), Jennifer Grey (Dirty Dancing), Lea Thompson (De Volta Para o Futuro) dentre otros. Nesse filme, uno grupo de soldados russos invade o Colorado e se vê as voltas com  uno grupo de jovens destemidos, composto por esses galãs e mocinhas que estavam despontando à época, que resolve pegar em armas para acabar com a raça dos russos. Recentemente esse filme ganhou uno remake com Chris “Thor” Hemsworth e otros atores que talvez ficarão famosos no decorrer da década (enfrentando norte-coreanos), embora eu ache que faria mais sentido usar o elenco de “High School Musical” ou de “Glee”, o que seria mais coerente com o time de atores que fez o filme original. Eu pelo menos pagaria para ver como ficou. Foi citado no filme “Hot Tub Machine” (A Ressaca).

Imagina essa turminha da pesada cantando "Don't Stop Believing"

Falcões da Noite (Nighthawks de Bruce Malmuth 1981)


Esse é uno daqueles filmes do Stallone que tiveram o azar de terem sido rodados entre “Rocky” e “Rambo” e por isso mesmo ficaram esquecidos assim como vários otros filmes muito bons dele (“F.I.S.T.”, “A Taberna do Inferno” e “Fuga para a Vitória”, por exemplo). Nele, Sly é “DaSilva” (policial brasileiro?) que junto com “Matthew Fox”o personagem de Billy Dee Williams (o Lando Calrissian da saga “Star Wars”) fazem parte da equipe que patrulha Nova Iorque à noite (por isso mesmo “Falcões da Noite”) e que são transferidos para uma unidade especial da polícia a fim de capturarem o terrível terrorista internacional Wulfgar, interpretado pelo insano Rutger Hauer (o Roy Batts de “Blade Runner”). Esse filme é do mesmo diretor de “Pentathlon”.

"Não me chame de Lando!" "Tá bom, Apollo Creed!"
Exterminador Implacável (Wanted Dead or Alive de Gary Sherman 1987)


Aqui a situação se inverte: em vez de ser terrorista, aqui Rutger Hauer é Nick Randall, uno ex-agente da CIA, que agora trabalha como caçador de recompensas. Nesse filme ele é encarregado de capturar Malak Al Rahin, uno terrorista internacional interpretado por GENE SIMMONS. Você non leu errado, o linguarudo baixista do Kiss (que nasceu originalmente em Israel) faz papel de uno terrorista árabe, que dentre otras cosas, explode uno cinema que estava exibindo “Rambo II”. Com passar do filme, o caçador descobre que ele também está sendo caçado e que a missão foi uno jeito de mantê-lo “nos trilhos” e rastreá-lo mais facilmente, afinal um ex-agente da CIA é uno arquivo ambulante e pode ser tão perigoso quanto uno terrorista (alguém aí falou “Red – Aposentados e Perigosos”?). Uno baita filme, que infelizmente foi esquecido com o decorrer dos anos, assim como a carreira cinematográfica do roqueiro (Non é uno filme excepcional, é verdade. É até meio lento, mas mereceria mais destaque).

"I was made for explode you, baby!"
A Força em Alerta (Under Siege de Andrew Davis 1992)

Ráááááá!!! Yeah, yeah!

Também conhecido como “Duro de Matar no navio” é uno daqueles filmes que surgiram na década de 90 na esteira do sucesso do filme original de John McTiernan com Bruce Willis, como por exemplo, “Duro de Matar no ônibus” (Velocidade Máxima, cuja continuação também se passa em uno navio) e “Duro de Matar no trem” (“A Força em Alerta 2”). É também o primeiro grande filme de Steven Seagal, sendo distribuído por uno grande estúdio (Warner Bros), sendo inclusive indicado ao OscarTM de Edição de Som (é o único filme com Steven Seagal que concorreu ao prêmio da Academia). Nesse filme, uno navio sofre uno motim liderado por uno traidor (Gary Busey de “Caçadores de Emoção”, que consegue a façanha de ser mais amalucado e zureta das idéias que Rutger Hauer) e uno terrorista vestido de roqueiro velho (Tommy Lee Jones, impagável). O que eles non esperavam é que Casey Ryback, o cozinheiro do navio non fosse uno simples cozinheiro, mas uno ex-fuzileiro naval e una máquina de desmantelar terroristas. O filme conta também com a presença de Erika Eleniak, que fez também “Baywatch” e a Ally Mae de “A Família Buscapé”.

Tumbalácatumbatumbatá!

Morte Súbita (Sudden Death de Peter Hyams 1995)


Outro exemplo de “sotto Die Hard”, podendo ter ganhado o título de “Duro de Matar no Hockey”. Nesse filme, Jean Claude Van Damme é Darren McCord, uno ex-bombeiro que tem o azar de ter una filha feita de refém junto com o vice-presidente americano e uno monte de gente que resolveu assistir a final da NHL Stanley Cup, importante partida de hockey dos EUA. Pensando bem o azar foi dos terroristas, liderados por Joshua Foss (Powers Boothe de “Southern Comfort”) de fazerem a filha do Van Damme de refém. Azar também do pingüim, mascote de uno dos times, que resolve ir na mão com o bombeiro, chegando a lhe dar trabalho, mas levando a pior em una cena bastante sangrenta. É do mesmo diretor de “Timecop – Guardião do tempo”.


True Lies (idem de James Cameron 1994)


Ao lado de “O Último Grande Herói” é uno dos filmes mais injustiçados de Arnold Schwarzenegger e UNO DOS MAIS SUBESTIMADOS DA HISTÓRIA DO CINEMA. Trata-se do filme de 007 que James Cameron nunca (infelizmente) teve a oportunidade de rodar. Quase ganhou OscarTM de melhores efeitos visuais. É também o filme mais conhecido de Grant Heslov, que o mundo passou a conhecer como o produtor engraçadinho que recebeu um Oscar por “Argo” junto com George Clooney e Ben Affleck. Nele, Schwarza é uno agente secreto tão secreto que nem sua família sabe o que ele é na verdade. Nesse filme ele se vê as voltas com dois inimigos: O terrorista árabe Aziz (Art Malik) que ameaça detonar uma ogiva nuclear e uno vendedor de carros gaiato (Bill Paxton) que resolve dar em cima de sua mulher (Jamie Lee Curtis), pasmem, fingindo ser uno agente secreto. Junto com “Exterminador Implacável” tem una das melhores cenas de “extermínio de terrorista” da história do cinema mundial. O elenco conta também com Tia Carrere (“Quanto mais idiota melhor 1 e2 ”), Tom Arnold (Rede de Corrupção) e Charlton Heston (série “Planeta dos Macacos”)

"My name is Tasker! Harry Tasker!"
Até semana que vem    

Fontes:



2 comentários:

  1. Realmente, True Lies é um dos melhores e mais subestimandos filmes do Governator - e do James Cameron, também que poderia investir mais nesse tipo de produção e menos em coisas excesivamente açucaradas, como Titanic e Avatar (que é legal, mas cheio de clichês).

    ResponderExcluir