Ahora voy a comentar a respecho de un filme que pega carona en un programa del gobierno americano llamado "Guerra contra as drogas" e consistia en fuertes intervenciones en los paíces produtores de coca. Puedo dicer que lo maior responsável por essa medida fue mi Padrino, Pablo Escobar, que és representado neste film pelo vilão, que se no parece con ele fisicamente, pero és inegavel que ambos tem o mesmo estilo peculiar de agir e de ser.
Em 1989, quando o film fue lançado, mi Patron ja estava estabelecido como rei de Medellin e da Colômbia e já incomodava os americanos. Naquele mesmo ano, Pablo dava una demonstraçon de su poder con un de sus times, lo Atlético Nacional, conquistando la Copa Libertadores daquele ano, conforme vimos aqui.
Esse és mi Patrón! |
"Gente, Qual a necessidade disso?" |
Bob Hoskins já fue Noriega en lo cinema |
Burt Young também já fue Noriega |
Esta "pescagem de avião" no te lembra de otro film?
Si, amigos! O Chris Nolan provavelmente se inspirou en la captura do avião de Franz Sanchez para fazer una versão mais aperfeiçoada e trabalhosa em su "Cavaleiro das Trevas Ressurge" com Bane e su gangue sequestrando un avião. Palmas para ele! Essa perseguição na "Ponte Rio-Niterói da Flórida" provavelmente inspirou tambiém una cena de "True Lies":
O que Felix e sus amigos no contavam era con la astucia de Sanchez, que tinha subornado un agente da CIA (Everett McGill) para conseguir fugir. Una vez suelto, Sanchez violenta e mata la novia de Felix e deixa que sus tubarões de estimaçón devorem lo braço e la pierna de lo recém viúvo. Bond fica transtornado e jura vingança, mas M (Robert Brown) tenta convencê-lo a desistir, pois "a pica não é nossa, a pica é da CIA" (no fue assim que ele dice, mas ustedes entenderon) ao que o agente recusa e tem a sua licença para matar revogada (daí lo nombre de lo film)
Lembra quando vinha una carteirita dessas junto con un revólver de brinquedo? |
Bond além de no entregar su arma ainda foge fazendo una homenagem à obra "Farewell to Arms" de Ernest Hemingway (a cena é rodada en la casa del escritor en la Flórida).
Ustedes pudem perceber que este es un film diferente de James Bond. No só porque ele tem su licença revogada e age por contra própria contra un enemigo que no es de lo Leste Europeu, mas por que este és un Bond mais violento, que mata a sangue frio e con un jeitão mais "duro", sem ser cínico como Sean Connery ou piadista como Roger Moore.
OK! Uma piada! |
"Ué, mas esse no és lo Daniel Craig, o Didi Mocó anabolizado?" Si. Tuedas las críticas feitas a lo Craig fueram feitas a la época a Dalton, que posteriormente recusaria fazer un nuevo film de Bond e graças a isso e a problemas na justiça com relação aos direitos sobre a franquia no houve un nuevo film da franquia por 6 anos. E se dependesse de mi Padrino no teria más é nunca!
Timothy Dalton = Vicente Fox |
Por falar em Padrino, tirando o fato de Robert Davi no ter bigode e barriga e criar una iguana, és mi Patrón tuedo! Cruel, sanguinário, corruptor, tiene la justiçia e lo gobierno de lo país en el buelso, lava su dinheiro (no caso do film em cassinos e no em times de futebol), no tiene verguenza de ostentar su riqueza e guesta de aparecer acompanhado de belas señoritas. Su namorada en la película és Lupe Lamora (Talisa Soto) a quem pune com chicotadas sus puladas de cerca (maricas! Se fuesse Pablo Escobar mandava matar)
Por falar em matar, és muy estraña la proximidad de Bond com la novia de su amigo Félix. Ela prefere ficar mais próxima do inglês do que de su novio. Ela inclusive dá de presente a Bond a liga que trazia na coxa sob o pretexto de que quien recebe o presente es lo próximo a se casar
(ao que Felix lembra que Bond és viúvo, unica vez em que esso es mencionado en la serie). Algo me diz que alguém no passa en la puerta de la CIA...
No bastasse ser passado para trás por su próprio amigo, Felix ainda tiene que aguentar las provocações de Dario, el tiesta-de-fierro de Sanchez interpretado por Benício Del Toro en su segundo papel no cinema (lo primeiro fue el "cara-de-cachorro" em "Big Top Pee Wee")
Ele também já fue lobisomem e Che Guevara |
Além de Benício e Mc Rae, há otras presenças ilustres en el filme como Anthony Zerbe, el vilón de "Cegos, Surdos e Loucos", aqui como Milton Krest, parceiro de Sanchez.
Lembram del mocinho inocente de "O retorno dos tomates assassinos"? Ele aparece aqui como lo "consultor financeiro" de Sanchez, Truman-Lodge.
E pensar que ele era mais famoso que o George Clooney... |
O Balrog de "Street Fighter" também está en la película. Grand L. Bush és Hawkins, un personagem que yo no lembro direito a função na trama:
Até lo cantor de Las Vegas, Wayne Newton, faz una participação como una paródia de lo pastor Jim Jones:
Mais la maior coincidência é a presença en el elenco de dois atores de "Mortal Kombat" 6 años ANTES de ser lançado lo film. Nem Talisa Soto (já citada acima), nem Cary Hiroyuki Tagawa (que veio pela "caravana de Hong Kong" fechar negócio com Sanchez) deviam imaginar que fariam una obra que lhes deixariam mais famosos.
Shang Tsung e Kitana em Licence to Kill |
Contudo, nem tuedas las participaçoes salvaram o film de las criticas, principalmente por parte dos fãs de lo cocoroca ingles. Alem do estilo "duro" e pouco cinico de Dalton, muchos reclamaram de lo fato de que la pelicula parece mais con un genérico de "Máquina Mortífera" do que com un film de 007. De fato despues de la abertura pré-creditos, so lembramos que estamos em un film de James Bond quando ele começa se envolver con la agente Pam Bouvier (Carey Lowell) e con Lupe Lamora ao mesmo tempo e depois da visita de Q (Desmond Llewelyn), que resolve ayudar Bond, de forma clandestina, sem lo aval de la MI5. E mesmo assim es preciso que toque lo tema de 007 durante la perseguiçon final para que lembremos que és un film de James Bond.
Aliás la trilha sonora es de Michael Kamen, responsável tambem pelas trilhas sonoras de la série "Maquina Mortifera" e "Duro de Matar" o que reforça a ideia de que "Licence to kill" es antes un bom film de açao oitentista do que un filme de 007.
Otra caracteristica que faz da obra un típico film casca grossa de los 80 es la violência. Es un dos films mais sombrios e violentos da serie. Un exemplo es la muerte de Milton Krest.
No entanto há otra caracteristica que revela que estamos diante de una pelicula de Bond: la "didimocozação". Preste atençao na cena em que Pam descobre a utilidade de una câmera fotográfica de raios x.
Enfim, apesar de tuedas las críticas feitas à época, los caminhos tomados com Timothy Dalton foram retomados com Daniel Craig. As mesmas criticas voltaram (mas perderam a força depois de "Skyfall"), pero la verdad es que "Licence to kill" e o anterior "Living Daylights" poderiam ter sido otimos nortes para la serie se conseguissem equilibrar la violencia com lo estilo de Bond. O mais importante es que dejaron mi Colômbia em paz. Mi país seria novamente tema de film em"Comando Delta 2", pero esso es tema para um post bem futuro.
Tiago Escobar
Cotação:
7/10 papelotes - Melhor que ter que refinar toneladas de cocaína.
Fontes:
http://movieswallpaper.org/wp-content/uploads//2012/05/007_Licence_to_Kill.jpg
http://image.toutlecine.com/photos/n/o/r/noriega--god-s-favorite-01-g.jpg
http://space.canoe.ca/b9tumor/photo/view/3740872?page=1
http://www.cinemotions.com/data/films/0152/23/2/photo-Permis-de-tuer-Licence-to-Kill-1988-1.jpg
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/08/pablo-escobar.jpeg
http://gifsoup.com/view/2669558/licence-to-kill.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Jones
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Noriega
http://opoderosochofer.blogspot.com.br/2012/08/1993-o-ultimo-grande-heroi-um-dos.html
hahahhaha muito bom
ResponderExcluirTá traindo o padrinho, catzo?
ResponderExcluirMas, apesar de tudo (e um pouco por conta de tudo, hehe) ainda é um dos meus filmes favoritos do Bond. Embora eu ache que eles realmente tenham equilibrado melhor a violência com o estilo Bond nos filmes do Daniel Craig.
Non estou traindo ninguém. Cedi o espaço para o Escobar nesses doi posts e retomarei nos próximos. De fato, non é uno filme ruim, mas non parece muito com filme do Bond.
ExcluirAgora tenho que ver esse filme...
Excluir!!!
Veja mesmo
Excluir