quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

8 Filmes de terror que se passam no Natal



No post anterior eu escrevi sobre filmes de ação que se passam no Natal, para ajudar o pessoal que non suporta Tim Allen, o Ernst ou o Jesus de Nazaré do Robert Powell passando na TV durante as Boas Festas. Contudo, existem pessoas mais insanas que preferem diversões mais macabras e nem uno pocco "família". Para elas eu resolvi fazer esta lista que pode servir como uno "espanta tias chatas", para ficar com o peru ou o Chester só para você.



(1972) Noite de sombras, noite de sangue (Silent Night, Bloody Night de Theodore Gershuny)


Aparentemente (posso estar errado) é o primeiro filme de terror que se passa no Natal. Nele uno homem volta para sua mansão na véspera de Natal e descobre que a transformaram em uno manicômio. No mesmo dia, essa mansão é incendiada junto com seu dono. Depois de muitos anni, seu neto resolve pô-la à venda depois de reformada, mas ninguém quer se aproximar dela, sobretudo depois que uno serial killer se esconde lá e começa a fazer ameaças por telefone e assassinar quem se aproxima da casa. Uno dos atores do filme é John Carradine ("O homem que matou o facínora") pai de David Carradine (O Bill de "Kill Bill"), Keith Carradine (par da Brooke Shields em "Pretty Baby") e Robert Carradine ("A Vingança dos Nerds"). Ganhou um remake recente com Adrienne King (a sobrevivente do "Sexta-Feira 13" original e que de 1981 até 2010 non fez mais ninguno filme)

(1973) Noite do Terror (Black Christmas de Bob Clark)



Otro filme que ganhou uno remake recente, com Mary Elisabeth Winstead (a Ramona Flowers de "Scott Pilgrim contra o Mundo"). Neste, as ragazzas de una fraternidade para mulheres começam a receber telefomas anônimos e serem assassinadas una por una durante o fim de ano. O elenco conta com nomes como Olivia Hussey (a Julieta do Romeu no filme do Franco Zeffirelli), Margot "Lois Lane" Kidder (dos filmes antigos do Superman) e John Saxon ("Operação Dragão", "Hora do Pesasdelo", "Um drink no inferno"...). O detalhe é que a atriz Andrea Martin (a tia Voula de "Casamento Grego"), participa das duas versões (em papéis diferentes, é claro). Dirigido por Bob Clark, que fez filmes tão díspares como "Porky's" quanto "Bebês Gênios"(!!!)

(2007) A Invasora ("À l'intérieur" de  Alexandre Bustillo e Julien Maury)



O filme mais diferente da lista. Primeiro porque é o único europeu (francês). Segundo porque é o único que non segue pelo caminho do slasher típico ou do trash sem-vergonha. É uno filme mais sério. Nele una grávida, que perdeu o marido quatro meses antes do Natal tem a casa invadida por una estranha mulher que tenta a todo custo arrancar o filho de sua barriga. É pocco conhecido, mas isso é una benção, pois era bem capaz dos americanos fazerem uno remake estúpido dele. A maluca do filme é Béatrice Dalle que fez "Uma noite sobre a terra do diretor" "indie" Jim Jarmusch.

(1984) Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night de Charles E. Sellier Jr.)


Non é o primeiro filme a mostrar uno Papai Noel assassino (essa honra, provavelmente, cabe a "All through the House" uno dos cinco episódios do filme "Tales from the crypt" de 1972), tampouco foi o único a ser lançado em 1984, pois naquele ano seria lançado também "Don't open till Christmas". Muito menos seria o filme definitivo nesse estilo, pois foram lançados muitos otros com o mote como Santa's Slay. Contudo foi o mais controverso deles, pois gerou una série de críticas raivosas de pais que non queriam ver nos cinemas uno Papai Noel assassino, inclusive o ator Mickey Rooney, que escreveu una carta furiosa contra o filme para 6 anni depois protagonizar A 5ª PARTE DA SÉRIE! HIPÓCRITA! FARABUTTO! Devia se envergonhar disso e de fazer papel de uno oriental (sendo que ele é americano) em "Bonequinha de Luxo". Ganhou 4 continuações e uno remake (com Michael McDowell fazendo papel de policial). Acabou ficando mais famoso por una sequência mostrada no segundo filme que é una das piores atuações da história do cinema.


(2009) Silent Night, Zombie Night (idem de Sean Cain)



Filme independente e pocco conhecido. Duas semanas antes do Natal, uno vírus contamina boa parte da população de Los Angeles e uno trio formado por dois policiais e a garota por quem AMBOS são apaixonados (o que garante una curiosa subtrama) acaba tendo que combater una horda de zumbis resultantes da epidemia. Apesar de os mortos-vivos estarem "na moda", há poccos filmes de zumbis que se passam no Natal. Há uno filme em desenvolvimento chamado "Silent Night of the Living Dead" (brincadeira com o título do clássico de George Romero)


(1997) Jack Frost (idem de Michael Cooney)


Non confundir com filme homônimo com Michael Keaton fazendo o papel de uno pai que morre e ressuscita em uno boneco de neve (!!!). Trata-se de una cópia de "Brinquedo Assassino", só que em vez do assassino encarnar em uno boneco de plástico, ele encarna em uno boneco de neve, depois que o veículo que o transportava sofre uno acidente envolvendo uno caminhão de lixo biológico (!!!!). Uno fato curioso desse filme é que ele marca a primeira atuação (!!!) no cinema de Shannon Elisabeth, a aluna de intercâmbio de "American Pie". E por falar em "sub-Chuckys"...

(2005) The Gingerdead Man (idem de Charles Band)


Assim como "Jack Frost", este filme também é una cópia de "Brinquedo Assassino", só que aqui o assassino (nada menos do que Gary Busey, o Joshua de "Máquina Mortífera") encarna em uno BISCOITO DE NATAL! CAZZO! UNO BISCOITO DE NATAL! Consegue ser pior que o biscoitinho falante do Shrek! Puta merda!   O filme é obra da Full Moon Features, a produtora de Charles Band, responsável por esculhambações como "Dollman" e "Troll". Essa tralha gerou una continuação chamada "The Gingerdead Man 2: The Passion of the Crust", que infelizmente non conta com Gary Busey.


(2008) Treevenge (idem de Jason Eisener)


Este filme canadense é o único curta metragem da lista e foi concebido pelo diretor de "Hobo with a shotgun". PINHEIROS DE NATAL CANSADOS DE SEREM ARRANCADOS DA FLORESTA RESOLVEM SE VINGAR DO SER HUMANO. CONFIRA ABAIXO ESSA TRALHA, QUE ESTÁ DISPONÍVEL NO YOU TUBE:


Para saber mais sobre filmes de terror que se passam no Natal veja o ShitMovieFest 

Acompanhe também o podcast do Toca o Terror sobre o mesmo tema.

Fontes:

http://facadanofigado.blogspot.com.br/2010/07/invasora-inside-aka-linterieur.html
http://isaacspictureconclusions.files.wordpress.com/2012/06/snbn21.jpg
http://filmitch.files.wordpress.com/2011/12/1974artdvd.jpg
http://pete975.files.wordpress.com/2012/12/silent-night-deadly-night-001.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-aBD6T4kNtms/UN4uCW0zuHI/AAAAAAAACHg/O0hnKM0o61c/s1600/Jack+Frost+1997.jpg
http://mb.cision.com/Public/MigratedWpy/101305/9176866/a93aad4527682a01_org.jpg
http://b.vimeocdn.com/ts/223/544/223544614_640.jpg
http://cultandexploitation.blogspot.com.br/2012/04/silent-night-zombie-night-2009.html
http://stream1.gifsoup.com/view4/1067966/garbage-day-o.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário