Alguno ragazzo desavisado pode achar que futebol e fórmula 1 non são esportes bons para virarem filmes. Infelizmente a maioria dos filmes que vemos são dos EUA e lá eles preferem oval (tanto a bola do futebol deles é oval quanto os circuitos da "fórmula 1" deles), por isso non conhecemos filmes bons sobre esportes non americanos. O grande mérito deste "Rush" é o de non ser una película sobre fórmula 1, e sim sobre rivalidade e sobre jeitos diferentes de viver a vida. A grande discussão da película é se vale a pena viver cada dia como se fosse o último ou ser metódico, calcular cada passo e non se permitir errar
Filmes sobre rivalidades existem desde que existe o cinema. Inácio Araújo comparou este filme com o western "O Homem que matou o facínora". Eu o compararia com "western modernos" como "Fogo contra Fogo" ou "Viver e Morrer em Los Angeles" em que você acompanha dois homens que lutam de lados diferentes, mas que conservam um certo respeito mútuo (afinal, onde non há respeito non há rivalidade de verdade).
A única diferença aqui é que o personagens são reais (uno deles está vivo até hoje) e non usam armas de fogo, nem querer uno tirar a vida do otro, mas sim, provar sua superioridade (é uno filme esportivo, né). Além disso, se for parar para pensar sobre os filmes de corrida feitos nos últimos 30 anni, o melhorzinho é "Dias de Trovão" de Tony Scott, com Tom Cruise (Nem estou considerando a animação "Carros" da Pixar, que eu até curto bastante, ao contrário da sua sequência). Quando Stallone se meteu a protagonizar uno filme assim saiu o péssimo "Alta Velocidade", que o Sr. Diogo Mono apelidou de "Nextel", por que será?
Um mendigo fazendo cocô é menos feio que esse filme |
Se você pensou neles, acertou! |
"Pra quê que eu fui inventar essa merda, hein?" |
A lata dos ragazzi melhorou um pocco |
O grande mérito do filme é o de alternar as narrativas, una hora quem narra é Hunt, otra é Lauda e o espectador tem a oportunidade de ver o mundo pelas óticas desses dois personagens bastante singulares. O filme encerra deixando em aberto a questão que eu coloquei aí em cima no título e mostrando o quanto o fato de você ter ou não alguém com quem se preocupar afeta o modo como você vive e trata sua vida.
O Niki Lauda lá atrás parece estar com cara de inveja ou algo assim |
Pensamento da daminha de honra: "DAT ASS" |
Enfim, mesmo que você não curta assistir corrida, vá ver o filme. Melhor que ficar se descabelando porque não vai ter brasileiro no circo da F1 ano que vem (nunca a expressão "circo" esteve tão corretamente empregada)
Cotação
8,5/10 cabeças de cavalo - Melhor que torcer para o Felipe Massa
Fontes:
http://www.impawards.com/2013/rush_ver4.html
http://www.hollywoodreporter.com/news/rush-gravity-don-jon-hollywoods-595758
http://www.huffingtonpost.co.uk/2013/09/07/rush-movie-chris-hemsworth-ron-howard-james-hunt-interview_n_3885336.html
http://www.autoguide.com/auto-news/2012/08/ron-howards-f1-movie-rush-release-date-announced.html
http://www.rushmovie.com/
http://pablobazarelloeosfilmes.blogspot.com.br/2013/09/critica-rush-no-limite-da-emocao.html
http://www.caradvice.com.au/252879/rush-movie-review/
http://www.theeffect.net/2013/09/03/rush-the-review/
http://www.autoguide.com/auto-news/2012/08/ron-howards-f1-movie-rush-release-date-announced.html
http://www.ausmotive.com/2012/03/28/aussie-chris-hemsworth-to-play-james-hunt.html
http://www.planet-f1.com/driver/3260/8906874/And-The-Rush-Winners-Are...
http://www.gogpseries.com/2013/01/o-signo-dos-campeoes.html
http://gq.globo.com/Motor/noticia/2013/09/lenda-hedonista-de-james-hunt.html
http://forum.grindhousedatabase.com/index.php?topic=397.0
http://monocotidiano.wordpress.com/
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/09/1341062-critica-duelo-dramatico-entre-corredores-de-formula-1-e-tema-de-rush.shtml
http://www.research-racing.de/NikiLauda2.htm
http://www.digitalspy.co.uk/movies/i403213-8/chris-hemsworth--olivia-wilde-on-the-rush-set-james-hunt-and-suzy-miller.html
Uma disputa honesta e real mas que, infelizmente, não chega a ser emocionante como a disputa Rocky Balboa e Clubber Lang.
ResponderExcluirVerdade, mas pelo menos non tem ceninha pulando no mar com o Apollo. A propósito que bela porquería aquele "Nextel" do Stallone! GESU BAMBINO!
ExcluirPô, tinha que ter citado o melhor de todos os pilotos brasileiros de F1: o Nelson Piquet ( http://www.youtube.com/watch?v=DV0aQPLJNvA )
ResponderExcluirNelson Piquet veio depois, senão eu citaria.
ExcluirSó eu que vejo o Thor Batista no Chris Hemsworth?
ResponderExcluirA diferença é que o Chris Hemsworth dirige melhor.
ExcluirÉ verdade (diriam com ênfase os ciclistas :P)
ExcluirGostei muito do filme, daria 9/10 ou 9,5/10 facilmente :P (talvez pq a F1 fez grande parte de minha infância, bem mais que futebol...)
ResponderExcluirPara mim, o mérito maior do filme é agradar alguém que non tem intimidade com F1, como eu.
Excluir