quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Como melhorar um filme: Um elenco ideal para Street Fighter



Tutti nós concordamos que o último filme analisado neste blog é o filme com atores reais mais fiel ao jogo Street Fighter do que o chamado filme oficial. E isso non é só por mérito desse filme, mas principalmente por demérito da película protagonizada por Van Damme, uno dos piores filmes já feitos na história do cinema. Desde muito tempo venho pensando em como seria o elenco de filmes sérios de Street Fighter (assim no plural mesmo, pois acho complicado querer colocar 16 personagens de destaque em uno único filme), feito com atores e atrizes da época (1994). Olhem a minha lista e vejam se não tenho razão: (se acham que non tenho, expressem isso nos comentários).

Ryu Hoshi – Brandon Lee/Mark Dacascos





Se o mundo fosse justo, os produtores de “Street Fighter” teriam chamado Brandon Lee para fazer o papel de Ryu no filme, ele jamais teria feito “O Corvo”, jamais teria tomado tiro durante as filmagens e estaria vivo até hoje. O pior defeito do Ryu “oficial” é ter traços orientais muito fortes. Apesar do personagem ser japonês no game, ele nunca teve traços orientais muito fortes, por isso o ator ideal para representá-lo seria alguém como Brandon, que era mestiço de oriental com ocidental (Bruce Lee era casado com Linda Emery, hoje Linda Lee Cadwell, americana. O próprio Bruce tinha ascendência ocidental).


Caso Brandon Lee recusasse o convite, uno bom substituto seria Mark Dacascos, que curiosamente também interpretou“O Corvo” na série para TV. Apesar de non ser oriental de fato (é havaiano), Dacascos consegue se passar por nissei bem fácil.


Ken Masters – Gary Daniels





Non cito Gary Daniels só pelo fato dele ter vestido a roupa de Ken em “City Hunter”, mas por ele ser mais parecido com o personagem do que Damian Chapa, que o viveu no cinema e também porque Daniels é uno baita ator de filmes de ação (basta ver sua performance em “Mercenários”). Além disso, o personagem de Daniels no filme de Chan é meio arrogante e convencido o que combina uno pocco com o personagem dos games.

William F. Guile - Dolph Lundgren




Desde que eu vi o Ivan Drago de “Rocky IV” com aquele cabelinho de vassoura a lá Billy Idol que eu cismo que ELE deveria ser o Guile e non o Van Damme, que deveria ter aceito o convite para ser o Johnny Cage no filme de Mortal Kombat e ter deixado o universo de Street Fighter em paz. Mas provavelmente, em MK, Van Damme non seria o protagonista (os protagonistas são Liu Kang e Rayden) e sabemos como Van Damme é chato para aceitar convite para fazer filmes...

M. Bison/Vega – Kyusaku Shimada




Non há ator melhor para o papel do que esse desconhecido (ao menos fora do Japão) ator japonês. Non porque ele parece com o Bison, mas porque ele É o Bison. O vilão é inspirado em uno personagem dos filmes “Teito Monotogari” (Tokyo: The Last Metropollis - 1988) e "Teito Taisen" (Battle in the Capital - 1989), que era uno general japonês do século X d. C. que ressuscitava em nossa época com poderes sobrenaturais como teletransporte, telecinesse e disparar raios de energia. ORA, ESSE AÍ É O BISON! Se você duvida, veja a caracterização do personagem original. Duro seria Hollywood permitir que uno ator non-americano e desconhecido fosse o vilão do filme.

Dee Jay – Billy Blanks




Outro caso em que o ator É o personagem. Basta assistir “O Rei dos Kickboxers” ou “Garras de Águia” e perceber de onde a Capcom tirou a inspiração para fazer uno kickboxer negro de trancinhas. Antes uno ator que saiba mesmo lutar do que uno picareta cujo papel de maior destaque foi o de um jogador de basquete “crossdresser” em Juwanna Man

Fei Long – Jason Scott Lee




Evidente que Fei Long non foi inspirado em Jason Scott Lee e sim em Bruce Lee, mas como non temos a capacidade de ressuscitar os mortos (ainda. O máximo que conseguimos são aqueles hologramas e tal), o mais próximo que conseguimos é o ator que fez o papel de Bruce na cinebiografia “Dragon – The Bruce Lee Story”, filme de uma época em que as pessoas se preocupavam mais em fazer filmes sobre o Bruce do que sobre o mestre dele.

Dhalsim – Amrish Puri




Os produtores quase acertaram quando chamaram o ator Roshan Seth para o papel de Dhalsim. Na verdade, o ator indiano de “Indiana Jones e o Templo da Perdição” que deveria ter sido chamado era o sacerdote maluco e sádico que aparece no filme. Nada me tira da cabeça que o visual do lutador hindu é inspirado no personagem do segundo filme da saga de Indiana Jones, exceto o fato de que o ator non é tão magro quanto o personagem do game. Mas ao menos é sacerdote e non cientista.

E – Honda – David Ho




Esse ator, que fez o lutador de sumô, Pumola em “O Grande Dragão Branco”nem parece tanto com o personagem, mas merece muito mais ser o E-Honda do que o HAVAIANO BRONZEADO que atuou no filme oficial. A propósito, vocês lembram como o Van Damme o derrotava em “O Grande...”? Ecco, com uno espacate e uno soco no saco. Daí você tira de onde foi a inspiração para o Johnny Cage de Mortal Kombat.

Thunder Hawk – Gregg Henry




Onde você vai arrumar um ator com quase dois metros e meio para o papel de T. Hawk?”. Até 1987, havia uno ator que se encaixava bem no papel. Chamava-se Will Sampson e você pode conferir seu trabalho em "Um Estranho no Ninho", com Jack Nicholson.  Contudo, non precisa ser uno ator com mais de 2 metros para fazer o T-Hawk, mas também non precisa ser uno tampinha magrelo igual fizeram no filme oficial. O índio grandalhão e assassino de “Dublê de Corpo” tem o tamanho exato para meter medo em muita gente e acho que serviria para o papel do lutador de origem asteca do jogo.

Will Sampson, para quê você foi morrer, Dio Santo?

Sagat – Muhamad Qissi




Assim como non é preciso uno gigante para o papel de T-Hawk, também non é preciso uno gigante para o papel de Sagat, basta ser uno exímio lutador de muay thai, como é o caso de Muhamad Qissi, o excelente Tong Po, da série “Kickboxer” e que deu muito trabalho para Van Damme e Sasha Mitchell nos filmes. Wes Studi até está bem caracterizado no filme oficial (e fez uno ótimo trabalho como o vilão de “O Último dos Moicanos”), mas para mim, Tong Po sempre foi o Sagat.

Balrog/M. Bison – Mike Tyson/Michael Jai White






Para quem non sabe, o personagem se chama “M. Bison” na versão original em japonês se deve ao fato de o personagem ser inspirado em Mike Tysonuno boxeador negro que luta em Las Vegas), portanto ninguém melhor que o próprio Tyson para interpretá-lo na tela grande. Como o boxeador estava preso quando o filme foi rodado (e mesmo que estivesse solto, talvez non gostasse de fazer o papel de uno lutador sujo e que trabalha para o vilão), o mais apropriado seria usar o ator que protagonizou a cinebiografia do boxeador, Michael Jai White, o mafioso negão de “O Cavaleiro das Trevas”.

Vega/Balrog – Fabio




Alguém lembra do “Brüno”, o fashionista extravagante e personagem de si mesmo interpretado por Sasha Baron Cohen? O modelo itagliano Fabio (o sobrenome dele é Lanzo, mas ele só assina usando o primeiro nome) é quase uno Brüno da vida real, tendo interpretado a si mesmo no filme “Zoolander”. Também fez o papel do guarda-costas da personagem de Isabella Rosselini em “A morte lhe cai bem”.
Nossa você queria esse cara como Vega?” Ora, bambini! O Vega do jogo non é assim também? Os próprios produtores do filme procuraram Fabio antes de definirem o elenco final.

Chun Li, Cammy, Zangief e Blanka, para mim, foram os melhores caracterizados no filme oficial (apesar das roupas non serem exatamente as do game). Pode manter os mesmos atores, sem prejuízo para a trama.

Hummmm... Melhor não!
E o roteiro?

Ora, a bem da verdade, o jogo non tem enredo nenhum. São todos contra o Bison, pelos mais diferentes motivos. O enredo do filme em animação é o que mais se aproxima disso. No entanto há uno filme do Van Damme em que a trama principal, com algumas alterações, poderia servir como base para uno roteiro do primeiro filme de “Street Fighter”. Trata-se de “Leão Branco – Lutador sem lei”, que é uno filme sobre... brigas clandestinas, brigas de rua. O nome do jogo non é “Street Fighter”? Então! Além disso, no filme, Van Damme largava a Legião Estrangeira e se dedicava às lutas de rua para arrecadar dinheiro para ajudar sua cunhada. Troque Legião Estrangeira por Forças Armadas Americanas/Interpol/Kyushu/Mansão Masters, Leon por Guile/Chun Li/Ryu/Ken e Van Damme pelos atores citados acima e pronto! Tá feito o primeiro filme. O segundo seria una variação disso só que com o Akuma de vilão (non consigo pensar em quem faria o papel do demônio).


O diretor pode ser uno diretor genérico de filmes de ação dos anni 90. O importante é ter uno excelente coreógrafo de lutas, como o Frank Dux (Ecco! Ele mesmo!)


E o tema de abertura poderia ser uma música reaproveitada de Top Gun e que serviu de inspiração para o tema de Ken no jogo.

3 comentários:

  1. Michael J. White seria perfeito para o papel de Balrog, mas acho que seria subaproveitado (exceto nas partes das lutas, logicamente), pois o cara é um bom ator, mas o Balrog não tem muito carisma e dificilmente teria uma grande participação no filme.

    ResponderExcluir
  2. concordo que Brandon Lee seria perfeito para o papel de Ryu

    ResponderExcluir